Gorgulhos

As espécies de gorgulhos e outras pragas de grãos apresentam-se em uma ampla variedade de cores e formatos de corpo. Muitos são insetos pequenos e de formas ovais. Dependendo da espécie, podem variar de tamanho de aproximadamente 3mm a mais de 10mm de comprimento. Geralmente, possuem coloração escura variando de castanhos a pretos. Alguns têm escamas ou pelos brilhantes cobrindo parte dos seus corpos. A característica mais marcante dos gorgulhos é a forma de sua cabeça. Um gorgulho adulto tem a cabeça alongada que forma um “focinho” onde está o aparelho bucal. Alguns destes insetos podem apresentar o “focinho” tão comprido quanto o corpo.

Hábitos

Como sua aparência, os hábitos dos gorgulhos também variam dependendo da espécie. Alguns colocam seus ovos na primavera perto da planta hospedeira, as larvas então se escondem no subsolo e se alimentam das raízes da planta. Algumas larvas permanecerão enterradas no solo durante o inverno e saem para superfície como adultos no início da primavera. Eles se alimentam de plantas tanto nas fases imaturas quanto na fase adulta. Eles podem ser extremamente prejudiciais para as culturas de alimentos. Alguns gorgulhos também atacam grãos e sementes armazenados, sendo os mais conhecidos o do arroz e da farinha de trigo.

Defesa

– Muito provavelmente, quando vemos gorgulhos nas residências trate-se de espécies que infestam produtos farináceos ou grãos armazenados.

-A melhor solução de controle é identificar e eliminar o alimento infestado.

-A inspeção cuidadosa de itens antes da compra, pode ajudar a prevenir uma nova infestação.

Um profissional de controle de pragas deve ser consultado para outros esclarecimentos e assistência.

Problemas com pragas?

agende uma visita GRATUITA para obter orçamento.
Agende uma visita