Formigas

Formigas adultas são uma das três diferentes castas de uma colônia: rainhas, operárias e machos. As rainhas são as fêmeas férteis que colocam seus ovos na colônia. As operárias são as fêmeas que não reproduzem, mas procuram alimentos, alimentam as larvas e limpam o ninho. As operárias não possuem asas e são elas que vemos forrageando atrás de alimentos ou defendendo a colônia de invasores. Os machos têm asas e sua única função é copular com as rainhas durante o voo nupcial.

Hábitos

As formigas dentro da sua casa ou empresa podem ser sazonais ou presentes durante todo ano. Muitas espécies de formigas constroem seus ninhos na área externa e se tornam um problema quando entram nos imóveis a procura de alimentos. Quando encontram uma boa fonte de alimento, elas continuam entrando, coletam o alimento e saem para levá-lo para a colônia. Entretanto, outras espécies de formigas podem entrar nos imóveis, fazer o ninho e se tornar residentes permanentes. Algumas das espécies mais comuns de formigas que invadem e optam por viver dentro dos imóveis são: carpinteiras, acrobatas, faraós e doceiras. Controlar qualquer uma dessas espécies pode ser um desafio, mas a formiga faraó é uma das espécies domésticas mais difíceis de controlar, se não a mais difícil. No interior dos imóveis, as formigas podem ser encontradas perto de fontes de alimento, umidade ou escondidas em locais protegidos como vãos, marcos de portas e janelas e pisos suspensos. As formigas são insetos comensais, isto é, gostam de viver perto de seres humanos e ingerem os mesmos alimentos – doces, carnes, carboidratos e líquidos.

Defesa

– Deixe seu imóvel menos atrativo possível para formigas. Se as formigas não encontrarem fontes de alimento rapidamente, é menos improvável que elas tentem invadir o seu imóvel. Qualquer tipo de alimento ou pedaços de alimentos podem atrair formigas.

– Armazene alimentos, inclusive dos animais, em recipientes bem fechados e limpe bancadas e pisos frequentemente.

– A maioria das dicas de “faça você mesmo” apenas elimina as formigas que você vê. Os tratamentos de controle realmente efetivos eliminam os ninhos e previnem novas infestações. Além disso, tratamentos caseiros não levam em consideração que as diferentes espécies de formigas requerem tratamentos diferentes.

Um profissional de controle de pragas deve ser consultado para outros esclarecimentos e assistência.

Problemas com pragas?

agende uma visita GRATUITA para obter orçamento.
Agende uma visita