Baratas

As baratas podem medir mais de 50mm de comprimento, sendo que as espécies tropicais tendem a ser maiores do que aquelas encontradas em climas mais frios. As baratas têm seis patas, duas antenas e dois pares de asas. Apesar disso, a maiorias das baratas não voa muito bem

Hábitos

Algumas espécies invadem moradias humanas e são consideradas pragas. Outras espécies são benéficas ao meio ambiente e consideradas importantes para a reciclagem de matéria orgânica em decomposição. As baratas podem carregar muitos organismos causadores de doenças, pois geralmente são encontradas próximo às lixeiras e em cozinhas ou copas, onde há presença de alimentos. Cozinhas industriais e restaurantes também podem enfrentar problemas com infestação de baratas que podem soltar um odor desagradável e também produzir sons.

Defesa

– Os métodos de controle de pragas mais rápidos e efetivos são aqueles realizados por profissionais treinados e especializados. Existem várias técnicas e ferramentas que podem ser empregadas ou recomendadas por esses profissionais para se livrar das baratas.

– A parceria entre o profissional de controle de pragas e o proprietário do imóvel é uma das estratégias utilizadas para reduzir os atrativos às baratas. Fontes de alimentos como vasilhas de animais, canos, máquinas de lavar louça, lixeiras, etc. devem ser sempre limpos e/ou armazenadas adequadamente.

– Outro passo importante é determinar a origem ou ponto de acesso para as baratas. Algumas baratas, como a alemã, são transportadas passivamente para as residências.

– Os proprietários devem ter o cuidado de inspecionar itens como móveis usados ou aparelhos elétricos antes de trazê-los para casa.

– As baratas de esgoto podem entrar nos imóveis por debaixo das portas ou janelas abertas. Os moradores e os profissionais de controle de pragas devem trabalhar juntos para eliminar os pontos de acesso.

– O profissional de controle de pragas também pode utilizar armadilhas, como placas de cola em áreas onde as baratas podem transitar ou se esconder. Outra ferramenta pode ser aplicação adequada de produtos como iscas e inseticidas residuais em frestas e fendas, em locais de abrigo e na área externa do imóvel. A metodologia mais adequada para se livrar das baratas varia de acordo com o local, situação encontrada e espécie identificada.

Um profissional de controle de pragas deve ser consultado para outros esclarecimentos e assistência.

Problemas com pragas?

agende uma visita GRATUITA para obter orçamento.
Agende uma visita